Por trás da Panem que conhecemos

Mapa de Panem
Quem já leu a trilogia Jogos Vorazes conhece o sistema de Panem, um governo totalitário, onde os governantes da Capital mandam nos outros Distritos. A Aldeia dos Vitoriosos foi além, e pensou o que mais poderia ter nessa sociedade maléfica que nos foi apresentada nos três volumes da série.

Confira o artigo que elaboramos e coloquem nos comentários suas opiniões, os pontos em que concordam e discordam e o que mais vocês acham que há escondido atrás das cortinas de Panem. 

Tráfico de informações entre os Distritos e a Capital


Só existe uma emissora em Panem, o governo a comanda e só funciona quando a Capital precisa transmitir informações aos Distritos ou para a exibição dos Jogos anuais. Muito provavelmente, existem também emissoras ilegais, formadas pelos Distritos e pela capital para a comunicação e transmissão de informações sobre o governo entre eles. Isso não seria muito difícil, pois como podemos ver no Distrito 12, na região da costura, há uma enorme cerca que vai para a floresta onde Katniss e Gale sempre vão caçar. Essa mesma cerca era para estar eletrificada e sem buracos e é aí onde podemos ver o descuido da Capital com os Distritos, sem a manutenção e principalmente fiscalização adequada. 
Mas e os Pacificadores não sabem disso?
Eles também não estão nem aí, pelos menos no Distrito 12. Katniss além de vender a carne ilegal para a costura, também vendia aos pacificadores. Isso nos mostra a indiferença dos Pacificadores com a situação.

Grupos de refugiados sem acordo com o Governo

O Distrito 13 foi dado como totalmente destruído pelo governo, mas não é bem assim. Quem já leu os livros, sabe que o governo fez um acordo com o Distrito 13 e os deixaram viver no subsolo. Junto com eles, houve também os que conseguiram fugir, e não somente do Distrito 13, também dos outros Distritos. A Capital pensa que captura todos os refugiados com seus aero deslizadores, mas sempre tem aqueles que conseguem fugir com sucesso.
Nas regiões mais ao centro das florestas e nos mais profundos vales, eles vivem. Criaram uma sociedade, uma tribo. Com seus próprios costumes e culturas que adquiriam com o tempo. 
Mas porque eles ficam calados ao invés de ajudar os outros e formar um grupo protestante ou até uma rebelião?
A resposta deve ser a mesma que você está pensando. Por medo. Eles têm medo da Capital, por todos os males que já fizeram pra eles. Por causa do medo, eles são egoístas. 

Grupos de protestantes da Capital e dos Distritos unidos

Nunca foram citados protestantes entre os cidadãos da Capital, aqueles que sentem pena dos outros Distritos. Mas existem.
Mas como eles ficaram sabendo da situação dos outros Distritos se a Capital os fazem ignorantes?
Conseguiram as informações por meio das emissoras clandestinas que foram abordadas no primeiro tópico. 
Esses grupos vivem como um cidadão comum enquanto estão em público, mas quando se juntam de baixo do tapete, no centro de protestantes, eles planejam formas de acabar com esse governo e libertar os Distritos. 
Como é a minoria das pessoas que gostaria de ser protestante, como conseguir pessoas para adentrar ao grupo? Veja no próximo tópico.


Invasores de outros Distritos na Capital

A segurança da Capital é muito forte. Mas nunca as barreiras são cem por cento eficientes. Existem invasores de outros Distritos na Capital, disfarçados como cidadãos nativos.
Se a população dos Distritos tem medo da Capital, por que eles queriam invadi-la?
Uma MINORIA de pessoas sentem inveja dos cidadãos da Capital, por seu conforto e comodidade. Os outros sentem raiva ou nojo. Porém, essa minoria faria de tudo para viver como eles, como não consegue fazer isso no Distrito onde vive, fariam isso na Capital. Por isso eles invadiram. 
A primeira tarefa é se esconder e encontrar um meio de disfarce. Encontrando roupas, precisa-se encontrar os grupos de protestantes que vivem na Capital, encontrando-o, o invasor terá refúgio, mas terá de se alistar para o grupo. E assim o grupo cresce.

Crimes na Capital

Há crimes, roubos, assassinatos, tudo dentro da Capital de Panem. Esses crimes não são muito noticiados e os agressores são fortemente punidos pela Capital.
Mas vivendo no luxo, com tudo o que podem, por que teriam crimes? 
Por causa dos relacionamentos. Traições geram o sentimento de vingança em determinadas pessoas, e o modo de vingar são vários. Esse é um dos motivos por trás dos crimes. 




As informações aqui presentes foram elaboradas por meio da opinião dos integrantes do blog e deduzidas através dos acontecimentos dos livros. Por isso elas não representam a realidade do mundo onde se passa a trilogia Jogos Vorazes. É uma mera opinião.
Autor:

Autor: Lucas M. Antevere - Fã de séries como Jogos Vorazes, Harry Potter e Percy Jackson e de seriados americanos. Facebook

Comentários: